Aviação

Comissário de Voo – requisitos e atribuições da profissão

Você sempre quis saber mais sobre a profissão comissário de voo, mas as informações que você encontra na internet criam mais dúvidas ainda? Afinal, existe altura mínima para ser aeromoça? Tem idade máxima para ser comissário de bordo? Quais são as atribuições da profissão? Precisa fazer curso? Então, aqui você vai encontrar essas respostas e respostas para outras dúvidas comuns dessa carreira.

Requisitos para ser comissário

Primeiramente, sempre busque informações de fontes seguras. No Brasil, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil é uma agência reguladora federal, responsável por normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil no país, tanto nos aspectos econômicos quanto à segurança técnica do setor.

Segundo a IS nº 141-007 desde o dia 01/07/2020 para matricular-se no curso de Comissário de Voo é necessário no ato da matrícula:

  • Se menor de 18 anos, apresentar o termo de responsabilidade assinado pelo responsável;
  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Essa nova instrução suplementar que para solicitação de concessão da licença de Comissário de Voo é obrigatório:

  • Ter completado 18 anos completos;
  • Ensino Médio concluído;
  • Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC;
  • Aprovação em exame teórico da ANAC;
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido

Agora você já sabe o que precisa para ser aeromoça – vamos aprofundar nos passos que você deve fazer seguir nesse jornada. Iremos falar mais sobre o curso de comissário, a prova da ANAC e o CMA. Na lei não há nada definido sobre altura mínima para ser comissário, muito menos sobre peso ou idade máxima, o que importa é você ser saudável e cumprir os requisitos exigidos ao fazer o Certificado Médico Aeronáutico – CMA. Lembrando que estes são requisitos para ser comissário de voo no Brasil.

CMA – Certificado Médico Aeronáutico – a primeira coisa que você deve fazer

Para se matricular no curso de Comissário de Voo não é mais exigido que você tenha o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) feito, porém para a para solicitação de concessão da licença de Comissário de Voo você tem que ter o CMA válido, a reprovação no mesmo poderá indicar incapacidade para o exercício da atividade aérea. O Certificado Médico Aeronáutico deve ser realizado em clínicas e médicos credenciados pela ANAC. Farei outros post falando apenas sobre CMA, mas você precisa saber que:

  • O CMA é um exame de saúde pericial que certifica a aptidão física e mental de tripulantes, buscando limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde. O certificado médico aeronáutico tem validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.
  • O valor do CMA pode ser bastante caro dependendo da cidade em que você fizer (preços entre R$500,00 e R$1,000). Caso você tenha plano de saúde é possível conseguir fazer os exames necessários e levar a um médico credenciado (nesse caso você consegue economizar bastante).
  • Antes de você agendar o seu CMA é necessário que você faça o seu CANAC (Código Anac) – esse será o seu nº de identificação na Anac, então é muito importante que você grave e não perca esse número. Informações e como fazer o CANAC nesse link.

Dica: Eu recomendo se possível que você faça o CMA antes mesmo de começar o curso – em caso de você não ser apto, você terá economizado tempo e dinheiro, sem ter que passar por uma frustração maior. Mas fique tranquilo, o Certificado Médico Aeronáutico não é nenhum bicho de sete cabeças. Cuide da sua saúde, alimentação, exercite-se, não apenas antes do CMA, mas para sua vida como tripulante.

O que faz um comissário de voo?

Muitas pessoas decidem ser comissário pelo simples fato de gostar de viajar, claro que isso é importante, afinal você vai passar boa parte do tempo viajando – e trabalhando, portanto o mais importante é gostar de trabalhar com pessoas e zelar pela segurança delas. Muitas pessoas acham que a única atribuição do comissário é servir lanches aos passageiros, mas você acha que se realmente fosse só isso a profissão ainda existiria?

O comissário de voo zela pela segurança dos passageiros, explica os procedimentos de segurança, atua em situações de primeiros socorros e emergências a bordo, além disso, é referência para os passageiros na cabine, recepcionando, auxiliando e também realizando o serviço de bordo. É essencial que o comissário fale outro idioma (além do Português – caso trabalhe no Brasil), preferencialmente o Inglês, mas outros idiomas são um plus. Desenvolver habilidades comportamentais – as soft skills – também é essencial: empatia, comunicação e colaboração são alguns exemplos.

Se você não é familiarizado com a profissão é provável que se surpreenda com a quantidade de assuntos que são abordados no curso, e como é necessário estudo e empenho para ser comissário.

Curso de Comissário de Voo

No Brasil para você ser comissário de voo é necessário fazer o curso teórico/prático de Comissário de Voo, com carga horária , mínima, de 144 horas-aula no módulo teórico e 15 de atividades práticas. Existem cursos presenciais e semipresenciais, independente da modalidade escolhida é muito importante antes de se matricular conferir se a escola é homologada pela ANAC.

O que você aprenderá no curso? Você terá matérias como: O comissário de voo, Sistema de Aviação Civil, Regulamento da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Segurança de Voo, Conhecimentos Básicos sobre Aeronave, Meteorologia, Navegação Aérea, Aspectos Fisiológicos da Atividade de Comissário de Voo, Primeiros Socorros da Aviação Civil, Emergência a Bordo, Sobrevivência e Fatores Humanos na Aviação.

Há também as atividade práticas de Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo e Sobrevivência no Mar. Muitas escolas ainda oferecem no currículo matérias complementares. Após a aprovação e conclusão do curso você terá a permissão para fazer às provas que compõem o exame teórico da ANAC. Sendo aprovado na prova da ANAC, você já poderá se candidatar às seleções das empresas aéreas.

Foto do Voo Simulado em que fiz parte da tripulação na Escola de Aviação Civil Aerosul – Porto Alegre – RS (2019) – uma experiência de muito aprendizado

Agora que você já sabe os requisitos básicos para ser comissário de voo no Brasil. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais alguma coisa sobre a profissão? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: