Educação

Cursos online gratuitos da UFRGS

Repositório da UFRGS com cursos gratuitos

Lúmina é o nome do repositório de cursos online gratuitos da UFRGS. Os cursos tem certificado, qualquer pessoa pode se inscrever, e o melhor – são muito bons.

A necessidade de escrever sobre Lúmina é porque esses cursos realmente me ajudaram – tanto nos certificados para as horas complementares do meu curso universitário, como em crescimento intelectual e pessoal.

O portal possui cursos em diversas áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Tecnológicas, Ciências da Saúde e Biológicas e Linguística, Letras e Artes. Todos os cursos exigem nota de aproveitamento do aluno para conclusão e certificado.

Um dos cursos que mais gostei do Lúmina foi Desconstruindo o racismo na prática – UNIAFRO/UFRGS. O objetivo do curso é promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social. O curso tem 4 módulos e carga horária de 60h, tem acessibilidade em Libras. Recomendo esse curso para todas as pessoas, independente da área de atuação, pois todo estudo e aprendizado sobre esse tema reflete diretamente na sociedade.

Cursos online e gratuitos da UFRGS em destaque:

  • Desconstruindo o racismo na prática
  • Feminismos: algumas verdades inconvenientes
  • Coronavírus e Iniquidades em saúde: saúde coletiva e pensamento crítico em tempos de pandemia
  • Notificação de violências: conceitos e aplicação
  • Educação em Tempos de Coronavírus
  • Imagens para pensar o Outro – 2ª edição

Os cursos do repositório não possuem professor ou tutor, ou seja, não há mediação. São todos de caráter informativo.

Para obter o certificado o aluno deve atingir, no mínimo, a nota 6 em todas as atividades exigidas, dentro das três tentativas permitidas. Finalizadas as três tentativas, não há direito a chances extras, pois o sistema computa as tentativas já realizadas. Fique atento, pois alguns cursos tem tempo limitado e depois disso são encerrados. Então, entre no Lúmina e se inscreva caso tenha se interessado por algum.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: