O termo “envelheceu mal” passou a ser muito usado na internet para falar principalmente de obras audiovisuais. Filmes, novelas e séries passaram a ser questionados pelo seu conteúdo, abordagem de temas, etc. Mas afinal, é correto afirmar que algo envelheceu mal?
Fina Estampa – polêmica da novela reprisada durante a pandemia

Logo depois que a pandemia do coronavírus teve início no Brasil, a Rede Globo parou com as gravações de suas novelas e no lugar delas está passando reprises. A novela das 21h, Amor de Mãe, de Manuela Dias – que estava sendo bem elogiada pelo público – foi então substituída por Fina Estampa (2011) de Aguinaldo Silva. A substituição foi aceita pelo público, já que não havia outra opção a não ser aceitar o retorno de Tereza Cristina, Griselda e Crô. Contudo conforme o desenvolvimento da trama, as críticas à novela aumentaram também.
Se antes Crô era visto com graça, hoje é visto de uma maneira caricata, cheio de trejeitos e afetações – causando o repudio da comunidade gay que se sente ridicularizada. Além disso, o mordomo é xingado pela patroa Tereza Cristina e também pelo motorista Baltazar. Ofensas como “biba” com algum complemento e “slave”(escravo em inglês) são xingamentos recorrentes na trama. Já a madame Tereza Cristina e suas maldades não fazem sentido nenhum. A implicância gratuita com Griselda – parece mais uma briga de adolescentes. Essas são algumas reclamações dos telespectadores – que mesmo assim não deixam de olhar a novela.
Ator diz que Fina Estampa deveria ser proibida de ser reprisada e autor responde
O ator Marco Pigossi, que interpretava o Rafael, namorado de Amália, filha da protagonista Griselda, participou de uma live essa semana e fez o seguinte comentário: “Eu tinha 22 anos, com umas mechas loiras no cabelo. E fora o que se falava na novela. Essa novela deveria ser proibida de reprisar, era tanta barbaridade, cara. É uma loucura passar essa novela”.

Claro que o autor, Aguinaldo Silva não gostou nada do comentário do autor e fez uma publicação no twitter dizendo: “Um ator diz que Fina Estampa “devia ser proibida de ser reprisada”. Acho que ele quis dizer que os 50 milhões de espectadores que a veem deviam ser proibidos de gostar tanto da reprise da novela. E eu, que vivi os tempos da Censura, achando que finalmente era proibido proibir…”.
A verdade é que Fina Estampa não teve nem tempo suficiente para envelhecer. Portanto, cabe ao público decidir se a novela envelheceu bem ou não. Assim, cabe também aos atores e autores os loros e às críticas.
FRIENDS envelheceu mal?
Friends com certeza é uma das séries que acumula o maior número de fãs – desde quem acompanhou a série desde o começo (1994) até os que nasceram depois do fim da série (2004). O sitcom com seus 236 episódios, é amado até hoje e seus personagens e bordões são clássicos da cultura pop. Porém, de uns anos para cá algumas questões sobre a série foram levantas. Temas como machismo, gordofobia, relacionamentos tóxicos passaram a ser questionados.
Mas é correto avaliar uma série que faz 26 anos neste ano (2020) pelos parâmetros da nossa época? Os personagens estão longe de serem certinhos, bons exemplos ou algo assim. Bobos para a idade que tem, inseguros, críticos e até mesmo tóxicos em suas relações – talvez esse seja o grande motivo desses amigos fazerem sucesso até hoje. Apontar os erros é muito importante, ainda mais tratando-se de um sitcom de tanta relevância. As críticas podem apontar direções para novas obras, sem a necessidade de invalidar a obra.

E o Vento Levou – envelheceu mal ou apenas envelheceu?
Uma coisa é fato, E o Vento Levou envelheceu, afinal é um filme de 1939, fazendo 81 anos neste ano. Chegar a essa idade bem não é uma tarefa nada fácil. Neste ano (2020), o filme foi alvo de polêmicas. O filme que faturou oito troféus no Oscar. A atriz Hattie McDaniel, com a personagem Mammy foi a primeira atriz negra a ser indicada ao Oscar como atriz coadjuvante. Porém, vários telespectadores acusam o filme de ter momentos racistas e ignorar os problemas da escravidão.

Os debates inflamaram muito, e a plataforma HBO Max inclusive retirou o filme do catálogo no primeiro momento, e o filme deve voltar à plataforma com um aviso sobre o contexto histórico em que foi feito. Em nota o canal afirmou: “E o Tempo Levou é um retrato de seu tempo e mostra alguns preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana. Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”.
É inegável o teor racista,machista e de tantas outras linhas de preconceitos que obras antigas podem conter – assim como a própria História. Mas esconder e ignorar essas coisas seria mesmo a coisa certa a fazer? É possível criar um futuro melhor sem confrontar o passado? A arte nos sensibiliza mais a lutar do que o noticiário?
Para envelhecer – bem ou mal – uma obra tem que ter algo suficientemente relevante para no mínimo ser lembrada. Parece pouco, mas a maioria dos filmes, novelas e séries são apenas esquecidos. “Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar um vilão” frase do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008).
E você o que acha disso? Tem alguma obra audiovisual que envelheceu muito bem ou muito mal na sua opinião? Deixe seu comentário!
Friends envelheceu muito mal, quando eu vejo aquele macaco do Ross na primeira temporada, é muito errado ter aquele macaco hj em dia.